Tula Lotay

Tula Lotay (Lisa Wood) nasceu em Yorkshire, Inglaterra, em 1975. Especializada em quadrinhos e ilustração editorial, é conhecida por seus trabalhos como artista principal em Bodies, All-Star Batman, Supreme Blue Rose e Scarlet Witch. Além disso, é uma prolífica artista de capas, colaborando regularmente com editoras como Marvel, DC, Image e Boom! Studios. Suas contribuições incluem capas para séries como Catwoman, The Walking Dead, Faithless e Bloodshot Reborn. Em 2023, conquistou o prêmio Eisner de Melhor Quadrinho Digital por Barnstormers, criado em parceria com Scott Snyder e Comixology. No ano seguinte, recebeu outro Eisner, desta vez na categoria de Melhor Nova Série, pelo trabalho em Somna, realizado ao lado de Becky Cloonan.

Massimiliano Frezzato

Massimiliano Frezzato nasceu em Turim, Itália, em 1967. Aos 17 anos, ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Quadrinhos de Prato, o que lhe garantiu colaborações com o fanzine Nuvola Bianca e, mais tarde, com a revista Cimoc. Entre 1996 e 2010, criou sua obra mais famosa, Os Guardiões do Maser. Com ilustrações exuberantes e um universo ricamente construído, a série lhe rendeu reconhecimento internacional. Composta por oito volumes, os dois últimos foram desenhados por Fabio Ruotolo. Entre outros projetos, destacam-se o diário de viagem Tour de France (2005) e Eropinocchio (2010-2011), uma abordagem subversiva do personagem Pinóquio. Frezzato faleceu em outubro de 2024, aos 57 anos.

Doug Firmino

Doug Firmino é ilustrador e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília. Sua obra explora temas como medicina forense, a finitude do corpo e a estética do grotesco. É autor de Boca de Bueiro (2024) e colaborador em diversas antologias, tanto nacionais quanto internacionais, publicadas por editoras independentes.

Al Covial

Al Covial (Alain Boussillon) nasceu em 1959, em Bazas, França. Mais interessado pela pintura do que pelos quadrinhos, cursou a Escola de Belas Artes de Bordeaux no início dos anos 1980. Publicou suas primeiras ilustrações e histórias em fanzines e revistas, como PLGPPUR, Censuré (um breve concorrente da Fluide Glacial) e Circus. Em 1984, durante a Feira do Livro de Lyon, conheceu Arno, com quem formou uma parceria marcante. No ano seguinte, colaborou com Arno em Alef-Thau. Em 1988, lançou seu primeiro álbum, La Bouteille à l’Encre, pela editora Florentin. No entanto, a editora fechou pouco tempo depois, levando consigo os direitos autorais da obra. Durante os anos 1990, seus desenhos na revista Le Lézard chamaram a atenção de Jean-Pierre Dionnet, que escreveu o roteiro de uma série que, apesar das expectativas, nunca foi concretizada. Em 1998, Covial assumiu a arte do oitavo volume de Alef-Thau, O Triunfo do Sonhador, após a morte de Arno. Além de seu trabalho em quadrinhos, Covial também produziu ilustrações para publicidade e imprensa ao longo de sua carreira.

Arno

Arno (Arnaud Dombre) nasceu em 1961, em Paris, França, filho de mãe finlandesa e pai francês. Sua infância foi marcada por constantes viagens, acompanhando as missões de seu pai, um diplomata, em países como Iraque, Venezuela e Chile. Desde cedo, Arno demonstrou interesse pelo universo dos quadrinhos, criando suas primeiras histórias com os irmãos, escondidos dos pais, que não queriam quadrinhos em casa. Em 1977, retornou à França, onde concluiu o ensino médio e ingressou em uma academia de desenho. Em 1981, fez sua estreia na icônica revista Métal Hurlant, onde conheceu Alejandro Jodorowsky. Juntos, criaram a série Alef-Thau, que ilustrou até o sétimo álbum, publicado pela editora Les Humanoïdes Associés. Em 1985, na mesma editora, lançou Kids, uma coleção de histórias curtas sobre a infância, originalmente desenhadas para a revista Je Bouquine. Em 1993, lançou pela Casterman Augustin, la Croisée des Chemins, seu primeiro trabalho como autor completo. Após uma longa luta contra a dependência de heroína, Arno faleceu em decorrência da AIDS em julho de 1996, em Paris.

Lola Moral

Lola Moral (Montalbán de Córdoba, Espanha, 1964) estudou Belas Artes na Universidade de Granada e é Técnica Superior de Artes Plásticas e Cerâmica Artística pela Escola de Arte Val del Omar de Granada. É uma artista multidisciplinar, colorista e roteirista. Trabalhou para Denoël, Norma Editorial, Dupuis, Fantagraphics, Dargaud, Delcourt, The New Yorker, El País, entre outros. Participou de exposições em Washington, Frankfurt (Feira Internacional do Livro), Granada (Crucero del Hospital Real, Sala Gran Capitán, Biblioteca de Andalucía, galeria Arrabal, Cuarto Real de Santo Domingo, Carmen de la Victoria), Jaén (Museu Provincial), Cádiz (Museu de Cádiz, Casa Pinillos) e Valdepeñas (Museu Municipal).

Sergio García Sánchez

Sergio García Sánchez (Guadix, Espanha, 1967) estudou Belas Artes na Universidade de Granada, onde atualmente leciona como professor titular. Artista, quadrinista e ilustrador, trabalhou para Denoël, Norma Editorial, Dupuis, Fantagraphics, Dargaud, Delcourt, Glénat, The New Yorker, The New York Times, El País, entre outros. Seu trabalho foi reconhecido com o Premio Nacional de Ilustración de España (2022) e pela Society of Illustrators (2016, 2021, 2022, 2023), American Illustration (AI37), Premios ÑH (2019, 2020), Fespa (2020), Apim (2019), School Library Journal (2016), Kirkus (2016), entre outros. Além disso, participou de exposições em Paris (Musée National Picasso), Nova York (Society of Illustrators), Angoulême (Musée de la Bande Dessinée), Bruxelas (CBBD), Frankfurt (Feira Internacional do Livro), Madrid (Biblioteca Nacional da Espanha), Granada (Centro de Arte Contemporânea José Guerrero e Crucero del Hospital Real) e muitos outros.

Antonio Altarriba

Formado em filologia francesa, Antonio Altarriba (Saragoça, Espanha, 1952) lecionou durante mais de três décadas na área de literatura francesa, na Universidade do País Basco. Roteirista, ensaísta e escritor, colaborou com diversos meios de comunicação, instituições e editoras, incluindo Astiberri, La Cúpula, Denoël, Norma Editorial, <i>El País</i>, entre outros. Altarriba viu seu trabalho criativo reconhecido com diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Premio Nacional de Cómic de Cataluña (2009), o Premio Nacional de Cómic (2010), o English Pen Award (2015), o Grande Prêmio do Salão de Barcelona (2019), o Grand Prix de la critique ACBD (2024), entre muitos outros. Do catálogo de suas obras, destaca-se, sem dúvida, A Arte de Voar (Veneta, 2012), graphic novel desenhada por Kim, que rendeu a ambos o Premio Nacional de Cómic, em 2010, e que foi traduzida para mais de dez idiomas. A bibliografia de Altarriba é extensa e inclui colaborações com desenhistas de renome como Sergio García, Keko, Luis Royo, Laura e Ricard Castells.

Chang Sheng

Chang Sheng nasceu em Taiwan em 1968. Após uma carreira de 15 anos na área da publicidade, decidiu dedicar-se exclusivamente aos mangás aos 35 anos. Com seu estilo único, ele reinterpreta temas de fantasia e ficção científica de maneira realista, frequentemente colocando mulheres como protagonistas. Ao longo dos anos, tornou-se muito popular tanto em Taiwan quanto no Japão, acumulando diversos prêmios: em 2011, recebeu o Golden Comic Awards pelo mangá Baby; em 2013, conquistou o Bronze Award no Japan International Manga Award com Oldman; e em 2017, The Hidden Level recebeu o Grand Prize no Kyoto International Creators Award. Seu projeto mais recente, Yan, já foi traduzido para inglês, italiano, russo, francês e português.

Grzegorz Rosinski

Grzegorz Rosinski nasceu em Stalowa Wola, Polônia, em 1941. Formou-se na Academia de Belas Artes de Varsóvia e, em 1976, mudou-se para a Bélgica para explorar o mercado de quadrinhos franco-belga. Entre seus primeiros e mais marcantes trabalhos está Thorgal, uma saga de fantasia épica criada em colaboração com Jean Van Hamme, que impulsionou suas carreiras. Também é reconhecido por obras como La complainte des landes perdues, com Jean Dufaux; O Grande Poder do Chninkel, com Jean Van Hamme; Hans, com André-Paul Duchâteau; e La vengeance du comte Skarbek, com Yves Sente. A partir de 2010, além de continuar a saga original de Thorgal, Rosinski supervisiona Os Mundos de Thorgal, uma série de spin-offs com roteiros de Yves Sente e Yann, e arte de Giulio De Vita e Roman Surzhenko.